segunda-feira, 6 de maio de 2013

Um mundo de cores e sabores




"Essa arte vem da mente, da nossa criatividade, depois passa para o coração e só ai é que as  mãos fazem o trabalho. " É assim que Amadeu de Sarges, artesão há 29 anos, descreve a criação dos brinquedos de miriti,  peça de artesanato que encanta multidões todos no anos no Miriti Fest, em Abaetetuba.



Neste ano o festival, que encerrou ontem, chegou a sua 10ª edição e trouxe como tema "Um mundo de cores e sabores... ". E além da exposição do artesanato, contou também com apresentações  culturais de grupos paraenses como o Arraial do Pavulagem, oficinas, concurso de poesias e venda de alimentos típicos feitos a partir do fruto do mititi.
  



Tradição
Para as irmãs Narazé, Sandra e Ana Luciana Machado, filhas de um dos primeiros artesões da cidade, o Senhor Raimundo, conhecido como Pombo Rosa, é gratificante ver que o artesanato de miriti, que esteve presente em suas vidas desde a infância, está sendo valorizado Brasil afora. Além disso, elas presenciaram a criação de vários brinquedos tradicionais que hoje alegram outras inúmeras crianças.




Já para o artesão Amadeu, a felicidade está em repassar essa tradição que aprendeu com os avós para as futuras gerações. Por isso, ele ensinou suas técnicas aos seus filhos. além de ministrar oficinas para quem deseja seguir a profissão, desempenhando um papel social ao tirar vários jovens das ruas e do tráfico e lhes dando acima de tudo, um nova perspectiva de vida.   





Números

O Miriti Fest, juntamente com o Círio de Nazaré em Belém, representam o pico das vendas dos brinquedos de miriti, que chegaram a gerar o lucro de R$ 560 mil reais. As peças de miriti geralmente são procuradas principalmente por turistas que se sentem atraídos pela beleza e criatividade deste artesanato. A grande maioria dos compradores procuram, além da qualidade, a riqueza de detalhes que lhes oferecem um produto mais vivo e alegre do que as frias peças industriais. Além dos brinquedos, a palha do Miriti é matéria prima para a confecção de vários objetos de decoração tais como vasos, quadros, cortinas e etc.





O festival é apenas um dos exemplos das inúmeras manifestações ocorridas no estado buscando valorizar a cultura regional. O aumento na procura de peças que remetem a essa cultura demostra a existência de um publico interessado e transformar outros aspectos do  contexto cultural paraense em tendência!


Laura Quaresma

Nenhum comentário:

Postar um comentário