sexta-feira, 17 de maio de 2013

Cinema e Literatura: um casamento (quase) perfeito


Quem vê a quantidade de filmes baseados em livros sendo lançados ultimamente, pensa que isso é uma coisa recente, mas engana-se, pois isso acontece há muito tempo. Porém, é impossível dizer quem foi o pioneiro, pois grande parte dos primeiros filmes feitos se perderam com o passar do tempo. Todavia, podemos dizer quando isso se popularizou. É claro que somente um gênio da industria do cinema poderia ter realizado tal feito. Walt Disney produziu em 1937 Branca de Neve e os Sete Anões, e o sucesso grandioso do filme baseado em um conto dos Irmãos Grimm mostrou que filmes adaptados de historia e livros infantis podiam dar certo. Em 1939, O mágico de Oz, baseado no livro infantil de The Wonderful Wizard of Oz escrito por L. Frank Baum, é lançado nos cinemas e cativa corações no mundo todo. Quem não solta a voz a som de ''Over The Rainbow'' junto com a imortal Judy Garland?


Quando falamos de adaptações recentes, um nome vem de imediato na mente das pessoas: ''Harry Potter". Isso porque  J.K. Rowling foi a primeira pessoa a ficar milionária com o uso da escrita. Porém outras obras devem ser citadas, e para a alegria de uns e tristeza de outros, a série Twilight merece um caso a parte. Baseado no livros de Stephenie Meiyer, a série alcançou números surpreendentes nos cinemas de todo o mundo e manchou para sempre a reputação de todos os vampiros que existem. 

Juntando-se a Rowling e Meyer, Nicholas Sparks é outro escritor cuja venda de direitos autorias lhe garantiu espaço guardado na estante de livros dos amantes de romance. O sucesso de filmes como O Diário de uma Paixão, Querido John, Um Homem de Sorte, Um Amor Para Recordar, A Última Música, Um Porto Seguro, entre outras obras do autor, foi tanto que hoje em dia é difícil encontrar um livro de Sparks cuja capa não seja o par de atores principal do filme em questão se abraçando. Mas voltemos a falar sobre o gênero fantasia, e é claro que devemos mencionar filmes como As Crônicas de Narnia, baseado no livro de mesmo nome do britânico C.S. Lewis, e a obra que está no Top 3 das franquias de filmes que mais levaram prêmios no Oscar, Senhor dos Anéis: O retorno do rei (2003). Com 11 prêmios, o filme baseado na obra literária de J. R. R. Tolkien, assim como os outros dois da trilogia, são sagrados para os fãs de fantasia.



Adaptar um livro à um filme é uma questão delicada, pois você pode muito bem acertar e ser idolatrado pelos fãs do livro, ou pode se desvencilhar da historia e receber certas criticas ( Percy Jackson, oi?). Porém, uma coisa é certa, o número de filmes adaptados de livros hoje em dia é surpreendente, basta olharmos para a lista do Oscar 2013 e veremos que 11 nomeações são baseadas em livros. A vida de Pi, Les Miserables, Lincoln, Anna Karenina, Argo, O Lado Bom da Vida... todos esses filmes foram baseados em livros ou série de livros.

A indústria cinematográfica está de olhos abertos para as obras literárias, o exemplo mais recente foi o grande sucesso de Hunger Games, filme adaptado do livro escrito pela americana Suzanne Colins. Por esse motivo aqui vai uma lista de alguns filmes adaptados de livros que virão por aí para que você possa opinar, criticar ou até mesmo virar fã dos livros antes que eles cheguem aos cinemas. É o Cool Hunting Belém colocando você um passo a frente de todos. 


The mortal instruments - City of bones( Cidade dos Ossos): Já não era sem tempo que a saga criada pela americana Cassandra Clare chegasse aos cinemas. A trama protagonizada pela jovem Clary e ambientada em Nova York está com a estreia mundial prevista para 23 de agosto de 2013. O casal protagonista estrelados pelos britânicos Jamie Campbell Bower e Lily Collins promete superar todas as expectativas. Para você que é fã de series de fantasia e ainda não leu a serie, o que está esperando?! 




Divergent (Divergente): Nem a própria Veronica Roth podia imaginar que o seu primeiro livro publicado fosse fazer tanto sucesso.  Em um futuro distante e em uma Chicago dividida em facções, a jovem Beatrice, 16 anos, vive um dilema pessoal sobre qual facção pertencerá. Futuro utópico distante, uma jovem destemida de 16 anos como protagonista... onde será que eu já vi isso antes? Sim podemos fazer várias comparações com Hunger Games, mas as comparações param por ai, porém se você for fã de Hunger Games também irá virar fã da série Divergent. Estreia prevista para 2014.





Vampire Academy: Se desvincule de seu esteriótipo preconceituoso criado pela série Twilight sobre vampiros. Vampire academy é uma serie escrita pela autora bestselling Richelle Mead narrada em primeira pessoa pela protagonista Rose Hathaway, onde suas emoções e pensamentos sao detalhados de forma precisa. Com uma mistura de romance proibido ( e as vezes bem picante) e aventura, esta serie tem tudo para agradar os fãs de series sobrenaturais. Estreia prevista para fevereiro de 2014.





The great Gatsby ( O grande Gatsby) - Este você terá que correr para ler, pois a estreia nos cinemas será dia 7 de junho de 2013. O clássico escrito pelo americano F. Scott Fitzgerald não podia ficar de fora dessa lista. Com Leo Dicaprio no papel do extravagante milionário Jay Gatsby, The Great Gatsby tem tudo para ser um grande filme e dar o tão merecido Oscar ao nosso pobre Leo. Além disso a trilha sonora do filme contém artistas de peso como Lana del Rey e Florence and the Machine. Razões e mais razões para ler o livro e assistir o filme.




Carrie: este livro não é novidade para ninguém, mas acho que é eu meu dever mencioná-lo já que um remake será lançado dia 29 de novembro de 2013. O primeiro livro publicado de Stephen King, foi banido em alguns países... O que mais dizer?



Horns (O Pacto): Já que falamos de papai Stephen King, por que não falar de sua cria? Horns é uma obra de John Hill, filho de Stephen King. Bom, acho que não preciso nem dizer que John seguiu o mesmo estilo do pai, e sua segunda obra publicada será estrelada por ninguém mais, ninguém menos que Daniel Radcliffe. Depois de estrelar o remake de The Woman in Black, Potter.. ops.. Radcliffe parece ter gostado do gênero. O filme estreia em outubro de 2013 nos EUA e está sem previsão de estreia no Brasil.




Therese: Malfoy me ouviu falar sobre Harry, ficou com inveja e me ameaçou dizendo que seu pai ia ficar sabendo disso, então serei justo. Therese é um filme baseado na obra naturalista do escritor francês  Émile Zola, e trata da historia de Therese Raquin, uma jovem infeliz em um casamento com o seu primo, Camille, interpretado por Malfoy.. digo, Tom Felton. Com o casamento infeliz, Therese se vê envolvida em um affair proibido com um amigo de infância de seu marido. A obra é considerada o marco do naturalismo francês, um livro recomendadíssimo para aqueles que ainda não leram. O filme estreia esse ano nos EUA, e não há previsão de estreia aqui no Brasil. 




Ender's Game ( O Jogo do Exterminador): Publicado em 1977, a obra de ficção cientifica foi escrita por Orson Scott Card. A história acontece em um futuro distante, onde a Terra sofre com constantes conflitos com raças alienígenas. O filme estrelado por Harrison Ford tem previsão de estreia para o dia 13 de dezembro, 2013. Uma ótima pedida para fãs de ficção cientifica.




Serena: Depois de estrelarem juntos em O Lado Bom da Vida, o que rendeu um Oscar de melhor atriz à Jeniffer Lawrance, além de render à atriz o título de princesa do momento, a própria Jeniffer e Bradley Cooper repetem a dose em Serena, inspirada na obra de mesmo nome do autor americano Ron Rash. A história relata a vida turbulenta de um casal sulista durante o período da grande depressão de 1929, nos EUA. O filme estreia dia 27 de setembro por aqui. Será que Jeniffer provará que é uma atriz merecedora de um Oscar? 




World War Z ( Guerra Mundial Z ) - Publicado em 2006, é uma continuação do livro lançado em 2003, The Zombie Survival Guide, ambos escritos pelo autor Max Brooks. O filme estrelado por Brad Pitt contará a historia de um agente das Nações Unidas que atravessa o mundo para tentar parar uma pandemia zombie que se alastra. Nas mãos do excelentíssimo Marc Foster (O caçador de pipas, Em busca da terra do nunca), o filme tem tudo para ser um grande sucesso. Estreia dia 28 junho de 2013 

Existem mais e mais filmes que virão por ai baseados em obras publicadas. Além de podermos ver nossos heróis da literatura em ação, esses filmes com certeza farão um grande incentivo à leitura, e isso é o mais importante. Se eu fosse você, correria para lê-los antes que cheguem aos cinemas, pois afinal quem não se sente um pouco orgulhoso ao ver um livro que você leu ser transformado em filme.

______________


E quem gostou da matéria e quiser continuar nesse bate-papo sobre livros que viram filmes, amanhã vai ter um encontro bem legal para conversar sobre o lançamento do livro "A marca de Atena", uma história de aventura e ficção inspirada na mitologia greco-romana. Escrito por Rick Riordan, ele é o terceiro livro da série Os Heróis do Olimpo, que sucede a série Percy Jackson e os Olimpianos
Serviço:
Lançamento de "A Marca de Atena", de Rick Riordan, em Belém - PA 
Data: Sábado, 18 de maio, às 15h (Sim, gente, é no sábado mesmo. O cartaz foi publicado antes de mudarem a data definitiva).
Local: Livraria Saraiva — Boulevard Shopping 
Endereço: Av. Visconde de Souza Franco, 776 - Loja 233 — Reduto

Daniel Sasaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário