quinta-feira, 30 de maio de 2013

Renata Caraih, muito além de Salve Job

Quem curtiu Salve Job durante o período de exibição da novela Salve Jorge certamente deve se lembrar da famosa descrição "A novela que conta a história de uma Designer que vai para a Turquia com o sonho de ganhar bem e ser reconhecida, mas que ao chegar lá, é forçada a se "prostituir" criando "LOGOMARCAS" por $10!". A novela publicitária Salve Job rendeu visibilidade e reconhecimento para a designer Renata Caraih, de 26 anos, que confessa que a novela publicitária é baseada no cotidiano dela mesma na empresa onde trabalha, no Rio de Janeiro.  Tudo começou com atualizações bem humoradas em seu perfil pessoal, mas que graças as indicações de amigos e colegas de agência, transformou-se na página que até agora conta com mais de 41 mil curtidas. Diga-se de passagem que a própria autora Glória Perez apoiou a iniciativa. No entanto, independente da novela publicitária, qual é a história da garota que foi para o Rio com R$ 200 no bolso disposta a mudar seu mundo e o que podemos aprender com ela?

Nascida nos anos 80, onde a música eletrônica ganhara identidade, onde a cultura pop foi tão fortemente disseminada e onde surgiram Madonna e Cindy Lauper, era de se esperar que Renata não seria uma criança como as outras, e não foi. Na infância ela brincava de se tatuar, ouvia grunge entra outras coisas. Um pouco mais tarde fora vítima de bullying, fato que lhe deixou marcas profundas, mas que estão sendo apagadas. Então, em meio a experiências, descobertas e desilusões, Renata se vê em um caminho onde a música era sua única companhia segura.

No período em que terminou o colégio e via na música seu único porto seguro, seu pai pagara um curso que lhe auxiliasse em seus trabalhos com serigrafia, especialmente na arte. Foi ai que Renata começou a se interessar mais pela arte, especialmente pelo design. Ela então fez uma prova para ingressar na escola técnica, onde tirou o primeiro lugar. Durante o curso de design, constatou que aquele era mesmo o seu lugar, e desde então começou a profissionalizar seu trabalho. Inicialmente foi com a serigrafia ensinada pelo pai, depois vieram os cartazes para festas de rock onde seu pagamento geralmente era a entrada e daí em diante vieram as agências, o marketing político e o design de interfaces onde ela já teve clientes como Cervejaria Cerpa, Diário do Pará, FMC Technologies e Armco Staco. Em sua arte, Renata utiliza vários recursos. Um dos mais especiais é o desenho, onde ela tem a possibilidade de criar e recriar o seu mundo e o mundo do cliente.


Identidade gráfica para a banda paraense Zeromou

Renata é a criatividade, dedicação e o ritual de ano novo em pessoa. Aos 26 anos, a jovem nascida no Rio de Janeiro com alma paraense retornou a sua terra natal para mudar de vida. A transformação começou quando ao sair do Pará, deixou para trás sua vida de filha caçula para ser uma mulher independente em um estado onde teve de batalhar para conseguir seu lugar. Renata conseguiu e agora está voltando. 

Ao longo da entrevista ela revelou que passou quase a vida toda achando que estava no lugar errado e ao sair de lá, descobriu que estava no lugar certo. Ela também afirma que é fundamental ser simples, grata e reconhecer a importância das pessoas que estão ao seu lado. Afinal, ninguém entra na vida de ninguém sem propósito. Atualmente ela faz parte da equipe da Grande Comunicação e está com seus projetos pessoais a pleno vapor; além disso é derby girl, baterista e não abandona por nada aquilo que ama.



Nanquim Skywalker é o nome pelo qual Renata é conhecida na  liga de Roller Derby em que faz parte, as SLDG (Sugar Loathe Derby Girl)

priori, imagina-se que a história que acabou de ser contada é uma história qualquer. Mas vale lembrar que são atitudes corajosas e destemidas como as de Renata, que não tem  medo de mudanças, que nos mostram que ainda há lugar para a originalidade e o recomeço em uma sociedade onde tudo parece pré determinado. Renata não teve medo de mexer em seus traumas e medos para sobreviver e tornar-se mais forte, ela também não se limita. Certamente é por isso que sua melhor amiga, Monique Malcher, diz que Renata é o ano novo em pessoa. Sempre com novos projetos novos planos. Esta matéria foi produzida com o intuito de dizer que tendência mesmo é conhecer e revolucionar seu próprio mundo, sua vida.




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