segunda-feira, 6 de maio de 2013

Pscicodélico e independente

Há 20 anos,um repórter fez a seguinte pergunta aos integrantes da banda  Sonic Youth : "People see rock and roll as youth culture,and when youth culture becomes monopolised by big business, what are the youth to do? " (As pessoas veem rock'n roll como cultura jovem,e quando a cultura jovem se torna monopolizada pelas grandes corporações,o que a juventude faz?), bem, logo os jovens da época mostraram que o jeito era fazer você mesmo, mostraram que sozinhos podiam criar algo legal e de qualidade sem a vigilância e os limites impostos por grandes empresas. 

Cada vez mais, percebemos bandas surgindo de maneira orgânica, isto é, sem todas aquelas fórmulas empresariais e estatísticas das boybands. Estas bandas, diferentemente daquelas de 20, 30 e 40 anos atrás, usufruem de uma vantagem gritante: a internet. Esta ferramenta, atualmente, é tudo na carreira dessas bandas emergentes, desde a distribuição das musicas até a divulgação das datas dos shows.

Um ótimo exemplo disso são os garotos da Zeromou. A banda belenense surgiu em 2011 e recebe influências do rock psicodélico tanto de clássicos como o Pink Floyd quanto do recente Tame Impala, banda australiana formada em 2007. 


Daniel Kahwage (guitarra) , Marcos Capeta (bateria) , Mateus Pratagy (baixo e vocal) Lucas Ferreia (teclados e guitarra)  (Foto:Isabella Moraes)

Com a recente repercussão que estão tendo na Internet, a banda tem sido convidada a fazer shows e participar de festivais, como o do último dia 28, onde fecharam a série de shows independentes do C Rock, que aconteceu no teatro Gasômetro.

Sempre priorizando as músicas de próprio cunho, a Zeromou lançou recentemente seu primeiro EP virtual e dispôs na íntegra para download. Com algumas peculiaridades em suas apresentações (um guitarrista tocando de cueca e o outro com um óculos de natação, e o vocalista com seu microfone retrô, por exemplo) a banda interagiu e conquistou aos poucos o público que assistia.





Os próximos passos da banda? Eles foram convidados pelo próprio produtor do festival Se Rasgum, e irão tocar na comemoração de 10 anos do festival e, de quebra, abrir o show da banda Suzana Flag, que estará celebrando os 10 anos do seu primeiro álbum  e será dia 10 (sexta agora!) no Café com Arte.


Quer saber mais sobre a banda? Então confere um pouco do que vai rolar nesta sexta no Café:





por Isabella Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário