terça-feira, 21 de maio de 2013

Beleza, doçura, força e habilidade sobre rodas

Você sabe o que é Roller Derby? Não? Calma, porque você não está só. O Roller Derby foi criado na década de 1930, nos EUA e até 1950 ele só tinha grande fama por lá. Isso ocorria principalmente porque do período da criação do esporte até as décadas de 80 e 90, alguns fatores o transformaram em mero entretenimento desportivo, onde o atletismo acabou sendo ofuscado. Porém, no começo do século 21, o derby transformou-se e voltou a ter seu caráter esportivo de volta. Tanto que o Roller Derby atual é um esporte internacional dominado por ligas femininas. No Brasil, existem oficialmente 15 ligas e várias outras que estão se adaptando as regras da entidade principal do derby, a WFTDA (Women’s Flat Track Derby Association). E entre o grupo de derby girls brasileiras temos nossas bravas representantes do Pará, as Vixens from Jungle Hell.

O início
Amanda Monteiro, fundadora e presidente das Vixens, tem amigas em outros estados que já praticavam o Roller Derby. Sua proximidade com tais amizades ocasionou o aumento do interesse pelo esporte. Mas, para ver onde aquela história iria parar, Amanda decidiu fazer um convite nas redes sociais para saber se em Belém haviam pessoas interessadas em conhecer o derby. "Para minha surpresa, várias pessoas responderam e assim a liga nasceu" afirma.


Os equipamentos
Para ser uma derby girl, você precisará de alguns equipamentos de segurança. Patins tipo QUAD, joelheira, cotoveleira, munhequeira, capacete e protetor bucal são indispensáveis. Para garantir equipamentos estilosos e de qualidade, a Internet é o local de compra mais recomendado por disponibilizar uma maior diversidade de produtos e melhor custo benefício, já que os equipamentos vendidos pela internet são os próprios para a prática do esporte.

As sensações do primeiro treino
O medo de cair, a ansiedade e a curiosidade foram as sensações dominantes entre as Vixens em seu primeiro dia de treino, principalmente porque a maioria das garotas não sabia patinar, mas ao mesmo tempo estavam curiosas com as novidades da situação. "Na primeira experiência, bate aquela dúvida de “será que isso vai vale a pena” ou “acho que isso não vai dar certo”, mas aí tem que ser teimosa e se esforçar bastante, porque depois das primeiras voltas e depois que o medo passa, a sensação de conquista pessoal é linda." Declara Camila Souza, tesoureira da liga.



Desafios
O maior desafio de liga, desde a sua criação em novembro de 2011 é encontrar um lugar plenamente adequado para seus treinos. Outro fato é que como a capital paraense não oferece muita estrutura para a prática de um esporte considerado novo, por isso muitas coisas acontecem na base do "faça você mesmo". No entanto, mesmo com tais dificuldades, as Vixens permanecem resistentes pelo significado que o Roller Derby ganhou em suas vidas. Amanda conta que "O esporte nos deixa felizes. Fazemos novas amizades, nos desafiamos e nos superamos. É muito bom ver o seu desenvolvimento e perceber que com força de vontade pode fazer coisas que antes pareciam impossíveis." No derby, você pode participar independentemente do seu tipo físico. Por exemplo, você não precisa ser alta e magra, como muitas jogadoras de vôlei. Outro fator que chama a atenção é o acolhimento dento da liga, Camila completa explicando que "Ainda que você não conheça ninguém da liga, as pessoas te recebem, te emprestam um patins e te seguram para você não cair: se você é alta, baixa, gorda, magra, seja qual for seu estereótipo físico você pode a usar isso a seu favor. E isso de abrigar pessoas tão diferentes nos faz crescer de diversas formas, seja pela troca de experiências, pelas novas amizades ou mesmo superar a dificuldade de lidar com gênios diferentes do seu".





Estilo
As Vixens from Jungle Hell são fortemente influenciadas pelo militarismo, mas cada garota também inclui suas próprias referências na hora de se vestir, que podem vir das pin ups, quadrinhos, livros e vários outros lugares. Em relação a música, não há um hino oficial, mas a maioria das garotas gosta de rock e considera que o gênero tem uma expressividade semelhante ao que elas fazem nas quadras.



Em pouco mais de um ano, a liga está em plena evolução. Elas estão aprendendo e aperfeiçoando técnicas de patinação, participando de eventos de nível nacional, crescendo como grupo e vivenciando a seriedade de ser uma referência para o esporte em sua região. Atualmente, o Roller Derby é o esporte de maior crescimento mundial justamente por ser competitivo, irreverente, seguro, agressivo, rápido e alucinante.

O esporte pode transformar a vida de uma pessoa. Basta olhar os meios de comunicação e acompanhar inúmeras histórias de pessoas que mudaram de vida a partir de uma mudança de hábitos, seja voluntária ou não. Para começar, basta você escolher algo que lhe agrade, investir e esperar os resultados. Para as Vixens, o fundamental é encontrar um esporte que você goste e que não seja praticado por obrigação, pois quando você faz o que gosta, o prazer  é incomparável. 

O Roller Derby pode ensinar você a ser mais responsável, mais auto confiante, mais dona de si. Você aprende a superar suas dificuldades físicas e superar seus medos. Afinal, o derby é um esporte de contato que desperta seu lado valente, que mostra que você pode quebrar as regras e de quebra, transformar-se em sua própria heroína.

Se você quiser conhecer ainda mais sobre os bouts (nome que é dado às partidas), vale a pena assistir o filme Whip It (Garota Fantástica) que despertou o interesse avassalador de muitas garotas sobre o tema. Mas se você quiser ver o derby de forma mais realista,  pode acompanhar as últimas notícias e transmissões de partidas no Derby News Network.

Para encerrar, deixo vocês com um dos documentários mais interessantes sobre o assunto. Trata-se de Brutiful - A Roller Derby Documentary e um trecho de uma partida. Pense um pouco, você já imaginou como pode ser fantástico transformar-se em uma super mulher?



Se interessou ou quer conhecer ainda mais as Vixens? Entre em contato com elas aqui.

Luana Coelho

3 comentários:

  1. Olá.
    Primeira vez que visito o blog e gostei bastante ^^
    Então, eu já tinha uma ideia sobre o roller derby por causa do livro Derby girl http://www.skoob.com.br/livro/53074 apesar de eu ainda não tê-lo lido, mas pela sinopse dá pra sacar.
    Mas não tinha não de que existia liga paraense!
    o post foi bem informativo e o vídeo é muito interessante!
    não sei se vou me arriscar no roller derby, mas quem sabe futuramente? rsrs

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Juliana, nosso objetivo é deixar todos vocês por dentro do que ta acontecendo no cenário brasileiro seja na música,moda,esportes,etc., agradecemos o apoio e continue comentando ;)

    ResponderExcluir