segunda-feira, 22 de julho de 2013

Semana do Livro Nacional: O livro na contemporaneidade


Foto: We heart it

Quem nunca passou horas e horas lendo um livro porque ficou com a sensação de que precisava saber como a história acabava? 

Todos os dias nos deparamos com inúmeros best sellers gringos, mas você conhece as produções nacionais? E não estou falando apenas daquelas leituras que fazemos para o vestibular. Existem vários autores brasileiros de renome, sem contar nos regionais que talvez você mesmo nem saiba que são seus conterrâneos. E com o objetivo de difundir a literatura brasileira acontece a Semana do Livro Nacional. O evento que também é uma espécie de homenagem ao dia 25 de julho - Dia do Escritor Nacional - já tem programação confirmada aqui em Belém.



Na capital paraense o evento pretende mostrar aos leitores as produções locais para que se perceba a riqueza literária que podemos encontrar em nossa região para mostrar que nem todas as obras abordam temáticas amazônicas e que também contemplam os gêneros de fantasia, romance, aventura, sem dever nada para a literatura internacional.  

E para te ajudar a entrar no clima, te trazemos algumas indicações de obras nacionais:

Já havia lido algumas crônicas de Martha Medeiros pela internet, mas foi ao ler "Coisas da Vida" que realmente me apeguei ao que ela escreve. O livro, que reúne diversas crônicas publicas nos jornais Zero Hora e O globo entre 2003 e 2005, é repleto histórias e devaneios da escritora, como o próprio nome sugere, sobre as coisas da vida, desde o mais banal a fatos de relevância histórica. A maneira fácil e gostosa com que a autora desenrola seus pensamentos e comenta sobre tudo - e todos - é o que torna esse um dos meus livros preferidos.

Meu livro favorito é sempre aquele que estou lendo no momento. Atualmente, me dedico à leitura de "A Vida Como Ela É", de Nelson Rodrigues. Trata-se de uma série de histórias que dizem muito a respeito da natureza humana, uma natureza que muitas vezes preferimos negar. Recomendo a leitura por se tratar de uma obra singular, tal como é seu autor.

Na obra Amor de Perdição do Camilo Castelo Branco, o autor descreve minuciosamente os dramas vividos na época, tal qual a tuberculose e os preconceitos que a alta sociedade tinha na época. Eu, particularmente gosto do livro devido a maneira como o autor escreve detalhadamente cada ação e cada local, faz com que possamos entrar na vida e nos sentimentos de cada personagem, propondo um experiência única e satisfatória ao ler.

Um dos meus livros favoritos é "O Menino Maluquinho", escrito por Ziraldo. É uma obra que nos apresenta alguns elementos que com certeza fizeram parte da infância de muita gente, trazendo as brincadeiras, aventuras, tristezas e alegrias que permeiam esse período na vuda de uma pessoa.


A Semana do Livro Nacional ocorrerá entre os dia 23 e 25 de julho com atividades na Fox, localizada na Dr. Moraes e na Casa da Cultura Digital, na Travessa Apinagés, 405. Para saber mais basta dar uma passadinha no evento no Facebook e conferir a programação completa. A entrada é franca.



Amanda Campelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário