quarta-feira, 24 de julho de 2013

Recriar é viver: fotografia aliada à reconstrução da memória

Nos últimos dias a fotografia associada à memória tem sido um assunto cada vez mais frequente em sites como o Facebook e de variedades. E uma das responsáveis por isso é a página Face For A Day, onde cenas famosas do cinema, da tv e da vida real são reconstruídas por Tom Moschen, idealizador da página. A maioria das recriações são feitas por ele, mas é possível ver colaborações de outras pessoas próximas à Tom em outras imagens. O sucesso da página deve-se principalmente ao lado cômico das imagens e da forma que elas são reinterpretadas. Veja as fotos:

Christoph Waltz (Django Livre)
Selton Mello (Meu nome não é Johnny)
William Shatner (Star Trek)
Emilia Clarke (Game of Thrones)

Em termos de reinterpretação ao longo dos anos, este trabalho nos faz relembrar outro projeto fotográfico, o "Young Me, Now Me", que traz reflexões sobre a passagem do tempo por meio de fotografias de infância refeitas anos depois. Como essas:


Imagem: Ze Frank

Imagem: Ze Frank

Imagem: Ze Frank

Talvez você se pergunte: onde minhas fotografias podem se encaixar em meio a tantas imagens bacanas? Bem, você pode comprar o livro de Ze Frank, o criador do projeto Young Me, Now Me disponível no site da Amazon. E para colaborar com o Face For a Day você pode entrar em contato por meio do faceforaday@gmail.com ou recriando suas memórias e recordações favoritas com seus amigos ou sua família. O importante é se permitir viver experiências novas e divertidas que vão desde uma viagem para um local diferente, um novo corte de cabelo ou até mesmo as imagens que foram nosso assunto de hoje. O relevante da vida é viver, então nada melhor do que começar se descobrindo e recriando o mundo que há em volta. Experimente-se!
Luana Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário