terça-feira, 9 de julho de 2013

Estilo Lolita


As Lolitas surgiram por volta da década de 1970/80 no bairro Harajuku, em Tóquio. O local é conhecido por concentrar as principais lojas de departamentos que vendem roupas para os adolescentes japoneses. E justamente por apresentar uma grande concentração de jovens, o estilo Lolita começou a se popularizar de forma muito rápida entre as jovens da época.

Esse estilo, na sua base consiste em relembrar as características da Era Vitoriana (1837-1901), quando a Inglaterra foi governada pela Rainha Vitória, mas é guiada por regras que giram em torno de inspirações do rococó, vitoriana e eduardina.





Uma das regras principais do estilo Lolita é manter os padrões de inocência, e isso é transmitido com a ausência de decotes (quando possui é quase imperceptível e em formato quadrado), com a anágua indo até os joelhos para não expor muito as pernas, nada de brilhos e a presença de detalhes femininos: como estampas floridas e rendas.

Em relação às cores, predominam aquelas que são bem femininas e suaves, como o rosa e o azul claro, mas isso irá depender de qual subgrupo do estilo Lolita será aderido, aqui embaixo vocês podem ver 5 exemplos de subgrupos, porém existem mais:

Classical Lolita 
Gothic Lolita 















Casual Lolita


Punk Lolita 
Sweet Lolita





















Mantendo o estilo Lolita, existem grandes marcas que vendem produtos Lolitas, uma delas é a Angelic Pretty (conhecida apenas como “pretty” na época e lançada em 1979), a marca é mais voltada para o Sweet Lolita e a outra é a  Baby, the stars shine bright!

Estilo Lolita na Amazônia

Metting de Natal Lolita, no Shopping Boulevard em 2011.

No terceiro dia de Animazon no Takai, que aconteceu nos dias 5, 6 e 7 de julho, dentro da sala Lolita conversei com a Marisa Araújo, de 23 anos e com a Hanako Nichiya, de 30 anos, que seguem essa moda. Confira a entrevista:

Aqui em Belém, existem muitas garotas que usam o estilo Lolita?
Marisa: O número vem crescendo a cada dia, antigamente eram só 5, hoje nós temos mais ou menos 15 meninas fazendo Lolitas, porém nem todas nós conseguimos reunir. Uma vez ou outra conseguimos reunir que é no Natal, mas é bem difícil.


Encontro de Lolitas na loja "Mangá Mania" em Belém
Existe alguma data especial em que vocês se encontram?
Hanako: LoliDay*, que tem duas vezes no ano e a outra é em dezembro.
*LoliDay: Dia internacional do estilo Lolita.

Marisa: A gente marca normalmente em datas especiais como o  Carnaval, na Páscoa a gente marcou... mas não deu ninguém... *risos* E depois nas férias em julho, já é tradição, no primeiro final de semana e no segundo, nós sempre marcamos um encontro.
         E também aproveitamos os eventos, tem o Anime Geek, o Animazon...a gente aproveita quando tem evento e se encontra por que fica mais fácil.


Daniella Carneiro, Carolina Stella e Marisa Araújo

Com relação às roupas, vocês pedem algumas coisas ou mandam fazer?
Marisa: Aqui em Belém, não tem muita coisa, a maioria é encomendado pela Internet ou então nós mesmas customizamos, fazemos, desenhamos...
Geralmente, nós nos reunimos e pedimos tudo junto, porque sai mais em conta. Entendeu? Ou então, a gente troca com as meninas de Macapá, do Rio de Janeiro... nós divulgamos na Internet.

Hanako: Ou nós mesmas fazemos, ou a gente importa, ou a gente pede de São Paulo... por quê existem meninas de São Paulo, que é onde tem o maior fluxo de Lolitas, que elas importam direto, então é mais fácil nós conseguirmos com elas ou a gente importa do Japão, China...varia muito. É muito comum trocarmos itens, troca bolsa, sapato... Então varia muito esse negócio de troca e venda. Toda e qualquer coisa em Lolita é negociável. As meninas são bem abertas para quem está entrando, para ter acesso a esse mundo.


Hanako Nichiya
E como é ser Lolita, aqui na Amazônia que é bem quente?
*risos*
Hanako: Ai, a gente já procura uns tecidos mais leves, alguns estilos que tenham alça.

Marisa: Quando, a gente vai fazer passeios ao ar livre, procuramos usar tecidos mais leves, por que se formos sair toda vez com o estilo completo, nós vamos derreter, por que aqui em Belém é muito quente! Tanto que os lugares que a gente marca, tem que ter ar condicionado... *risos* Não pode ser sem ar condicionado, então tem que ser ou nas docerias, já marcamos no shopping, brigaderia...Sempre em lugares doces! *risos*




Daniella Carneiro de Sweet Lolita

O estilo Lolita é um exemplo de um hobby, que entra na nossa busca por tendências, pois é tendência se vestir do jeito que quiser, é tendência ser diferente, é tendência buscar satisfação de maneiras divertidas e fofas!

Olga Santos

____________________________________________

Fontes:  Harajuku Lovers // Picnic Vitoriano Curitiba // Sweet Dream Store

E minha amiga, Daniella Carneiro. Obrigada pela ajuda! *.*

3 comentários:

  1. Amei seu blog!!!
    meu nome é Vânia sou lolita e moro em Ananindeua-Pa
    estou procurando faz um já um tempo lolitas daqui da região fiquei feliz em saber que não sou a unica lolita daqui rsrsrsr

    Ser lolita aqui é super difícil principalmente pq o calor é grande!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Vânia!
      Realmente fico feliz que você tenha gostado da matéria e se identificado!
      Eu tenho amigas que são Lolitas e soube que dia 10 de Agosto vai ocorrer um Meeting de Verão, aqui o link: https://www.facebook.com/events/147953128741339/, quem sabe assim você não conheces mais Lolitas Paraenses? ^^
      Espero que continues acompanhando o blog!

      Excluir