quinta-feira, 25 de julho de 2013

Dia do Escritor


Reprodução: A Bagagem do Viajante
Talvez muitos não saibam, mas hoje, 25/07 se comemora o dia do escritor. E o Cool Hunting Belém com certeza não podia deixar essa data passar em branco. Para celebrar essa data, escolhemos alguns escritores paraenses que merecem os nossos parabéns por esse dia. O nosso estado é rico em cultura, principalmente no campo literário. É nosso dever dar espaço e divulgar os artistas da nossa região que nos fazem refletir, sonhar, viajar e até mudar apenas com o uso de suas palavras.


Reprodução: Diário Online


Antonio Juraci Siqueria é um poeta e escritor paraense considerado um dos maiores trovadores do Brasil. Sua habilidade com as palavras é imensa, e a cada poema ele mostra que o seu talento só aumenta com o passar do tempo. Nascido em 28 de outubro de 1948 no município de Afuá no Pará, Antonio Juraci publicou mais de 60 títulos individuais entre livro de poesias, contos, cronicas e historias humorísticas. Tais obras lhe concederam mais de 200 premiações em concursos literários, tornando-o um dos poetas paraenses mais premiados. Ler e admirar as obras de Antonio Juraci Siqueira é dever de todo paraense amante de poesia.



Reprodução: Portal ORM


Jovem e com talento de gente grande. O escritor e publicitário Bruno Melo ganhou destaque ao ganhar o selo “Imagine Só” em 2009 após vencer o premio Secult de literatura infanto-juvenil, realizado com apoio do Governo do Estado do Pará. Em 2011 tomou a iniciativa de criar a editora paraense Barbohouse, na tentativa de mudar o cenário editorial local. Na última feira Pan - Amazônica do livro, divulgou a sua mais nova obra, “A fuga do Herdeiro”, uma trama que mistura aventura e mistério. Bruno participou este ano da Feira do Livro em Joinville (SC) e isso só mostra que esse jovem paraense está sendo admirado em nível nacional e com certeza vai nos encher ainda mais de orgulho.



Reprodução: Acervo Pessoal


Eduardo Santos é um dos poetas mais atuantes da região, seus poemas costumam enaltecer as belezas de nossa terra. Ganhou fama nacional e internacional ao ser considerado o maior produtor de livros feitos à mão no mundo, o que lhe garantiu um espaço no Guiness Book. Eduardo adaptou a sua bicicleta em uma livraria itinerante e divulga seus livros e suas poesias pelas ruas e praças da cidade de Belém.


Reprodução: Diário Online


O escritor paraense Alfredo Garcia possui mais de 25 anos de carreira, mas o prazer pela escrita continua o mesmo. É formado em Jornalismo e Mestre em Estudos Literários, ambos pela Universidade Federal do Pará. Possui 27 livros publicados, sendo que as últimas 3 obras, “Bebel, o Bebê” (infantil), “Gritos” (poesias) e “Impossível Chão” (contos) foram lançados em 2012.




Reprodução: Diário Online


Quer conhecer mais escritores paraenses? Então não perca a próxima nossa matéria que será lançada na próxima semana feita pela nossa colunista de Artes e Comportamento, Luana Coelho, sobre o escritor Carlos Correia Santos! Ele contará tudo sobre sua carreira, seus projetos, planos para o futuro e sobre seu amor inigualável pela literatura e pela arte. Amantes da literatura não podem perder essa!


Daniel Sasaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário