quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Independente e de qualidade


Cinema hoje em dia é sinônimo de grandes produções, onde altos orçamentos são usados para produzir o melhor efeito, a melhor imagem. Porém, para produzir cinema de qualidade não é necessário possuir apenas equipamentos de última geração, é preciso ter talento e muita dedicação. A prova disso são os tantos curtas metragens produzidos pelos coletivos audiovisuais espalhados por Belém. A produção independente merece um espaço especial aqui no Cool Hunting Belém para divulgar seus trabalhos.  


Atualmente formado por 9 membros, o Quadro a Quadro, foi fundado em 2012. Vince Souza, um dos membros, nos conta qual é o principal objetivo do coletivo: "A nossa intensão é produzir os nossos filmes, fazer mostra de nossos trabalhos ou com outros coletivos." O Quadro a Quadro possui 5 curtas produzidos, e você pode e deve assistir todos eles aqui.
O cenário audiovisual vem crescendo cada vez mais em nossa cidade, mas as produções sempre esbarram em alguns problemas, como conta Vince: "A maior dificuldade de se produzir curtas aqui no estado talvez seja a falta de editais para a produção local. O Dia Seguinte, que foi o primeiro curta, foi selecionado no primeiro e único edital da Associação Fotoativa, onde eles ofereciam apenas o equipamento pra filmar. Já o segundo, Espelho e Silêncio, além de depender do equipamento dos membros do Quadro a Quadro, o IFPA (Instituto Federal do Pará) deu um apoio. Então por isso contamos apenas com a boa vontade dos parceiros".


A falta de oportunidades para produzir audiovisual e a insatisfação quanto ao pouco conteúdo que era transmitido na sala de aula fez com que estudantes de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará (UFPA) formassem o Ver-o-Take. O coletivo já tem um ano e meio de existência e além de ter agregado estudantes de outros cursos como Arquitetura e Artes Visuais, carrega alguns prêmios na bagagem. Mas é claro que tudo foi conquistado com muito suor.
Apesar das dificuldades na hora das produções, o que falta em equipamentos, sobra em boa vontade e desejo de produzir. Membro do Ver-o-Take, e diretor do curta "Epitáfio", vencedor na categoria Desenho de Som da última edição do Festival Osga de Vídeos Universitários, Gustavo Aguiar, fala um pouco mais da sua relação com o audiovisual: "Descobri que a produção audiovisual é o que me deixa mais à vontade e o que me realiza enquanto profissional (PS: eu estudo pra ser jornalista). Apesar disso, ainda não visualizo que eu vá ter uma carreira na área do cinema, mas assim como a produção audiovisual simplesmente surgiu na minha vida, talvez eu me especialize na área e vá viver esse mundo intensamente. Quem sabe?".

Para incentivar o cenário audivisual na capital paraense, entre os dias 17 e 20 de setembro ocorreu o Festival Audivisual de Belém (FAB), onde por sinal, foram selecionados "Espelho e silêncio" e "Epitáfio" para a mostra. Porém não é necessário esperar festivais para assistir filmes independentes de qualidade. Por esse motivo, você vai saber em primeira mão aqui no Cool Hunting Belem sobre qualquer curta independente que esteja sendo exibido pela cidade. O nosso dever é buscar tudo que é novo, e o seu é apreciar e apoiar os trabalhos de qualidade que estão sendo produzidos.

Daniel Sasaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário