quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Do sofá para a TL

O dia-a-dia da chamada Geração 2.0 está diretamente ligado à conectividade, interação e agilidade. Todo tipo de assunto vira pauta e todos podem comentar. Por consequência disso, os aspectos da cultura digital foram reinventando e incrementando antigos hábitos da população.



Que atire a primeira pedra aquele que nunca comentou sobre alguma programação da TV nas redes sociais, principalmente no Twitter. Seja sobre o que está acontecendo ou devia acontecer na novela, aquele pênalti não marcado ou até mesmo reclamando de quem fala de novela e futebol nas redes sociais. As novelas das 9, que aliás, são uma velha paixão do povo brasileiro, dão o que falar no microblog, bastar estar online no horário nobre para se deparar com inúmeros comentários sobre o novo bordão de Félix, ou outro acontecimento sem pé nem cabeça que quase sempre vai parar nos Treedings Topics


Esse fenômeno atual é tão perceptível que já demonstra a sua importância, tanto que vira e mexe se torna tema de estudos. O estudante do 6º semestre de Comunicação Social - Jornalismo, Carlos Fernando Pinheiro, é usuário assíduo das redes sociais, e por ser apaixonado por futebol também costuma tecer seus comentários sobre os jogos em seu Twitter, além de achar que por ter acesso à outras pessoas que falam sobre o mesmo tema, consegue fugir dos comentários tendenciosos que os narradores das grandes emissoras realizam durante as partidas

Carlos decidiu não apenas ser mais um que faz uso das novas mídias e resolveu escrever sobre. Ele justifica o seu interesse "Resolvi estudar este tema, primeiramente, porque gosto demais tanto de futebol, quanto de Twitter. Também quis entender o motivo de ter tanta gente acompanhando, e um dos principais motivos citados foi o mesmo que o meu. Além do bom humor dos twitteiros e o respeito com o comentário das pessoas, é claro que sempre existem loucos, mas a maioria respeita. Consegui entender o motivo de ser tão fascinante acompanhar uma partida de futebol pelo Twitter".



As duas últimas novelas do horário nobre representam muito bem essa tendência: Avenida Brasil foi aclamada pelos internautas. Os passos de Nina, Carminha e companhia dominavam a timeline todas as noites, as falas da novela viraram épicos no site, vide "Me serve vadia, me serve" e o tão famoso #OiOiOi que é lembrado pelos fãs até hoje.


Já Salve Jorge, a sucessora de Avenida Brasil, foi recebida com certa hostilidade. Diariamente blogueiros influentes encabeçavam um grupo online que foi chamado pela própria autora de "bonde do recalque". Todos os passos dos personagens eram satirizados na seção quase semanal "Encontre o erro" do blog Morri de Sunga Branca, inclusive ganhando apelidos nada carinhosos dos internautas (Theo por exemplo, virou Phastheo). A autora bem que tentou se defender, dizendo que esse grupo "não sabia voar", mas acabou colocando mais lenha na fogueira, o último capítulo da novela ganhou a hastag #ultimovoô e foi acompanhado de perto pelos twitteiros fieis .



Seja falando sobre novela ou futebol, o que percebemos hoje é que cada vez menos identificamos aquele telespectador calado e passivo que a TV estava acostumada. Para o professor de Comunicação Social, Pedro Bragança (Pedrox) este novo momento dos telespectadores "É a forma que as pessoas tem de ampliarem o sofá de casa. O que antes faziam entre amigos ou parentes reunidos expandiu para uma sociabilização sem fronteiras geográficas/espaciais. Você conversa com gente que está fazendo a mesma coisa que você em qualquer lugar do Brasil ou do Mundo graças à segunda tela."

Se você costuma comentar sobre a novela ou o jogo de futebol, percebeu que não está sozinho, agora se és do time que fica incomodado com a narração que as pessoas fazem na timeline, o jeito é ficar offline.

Laura Quaresma

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