quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Dica de Cinema: Uma História de Amor e Fúria


Hoje, o Cool Hunting te apresenta essa animação totalmente brasileira que ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Annecy (conhecido como o Festival de Cannes da animação), na França.

Com direção e roteiro de Luiz Bolognesi, que também foi roteirista do filme “Bicho de Sete Cabeças” (2001), “Chega de Saudade” (2008) e “As Melhores Coisas do Mundo” (2010), o filme é produzido por uma equipe jovem no mundo da animação, durante seis anos de muitas pesquisas e produção, com uma proposta de usar uma estética próxima à uma graphic novels. O filme teve sua estréia em 5 de Abril de 2013 nos cinemas do Sudeste do Brasil.



“Viver sem conhecer o passado é andar no escuro”. Essa é uma das frases repetida algumas vezes pelo personagem principal. E conhecer o passado é a proposta pricipal do filme, com pesquisas feitas por profissionais das áreas de história e antropologia durante a produção do roteiro. O filme te leva a vários períodos importantes da história do Brasil, nas asas do herói principal, um índio Tupinambá que foi escolhido para possuir um espírito imortal e lutar contra Anhangá - divindade que é a senhora das sombras na mitologia indígena.



O nosso herói possui nomes diferentes durante a trama dependo de sua forma humana, que só surge por sua própria vontade, sempre que encontra as reencarnações de Janaína, a sua alma gêmea desde sua primeira forma humana em 1566 durante a colonização portuguesa do Brasil. Devido o seu destino de lutar contra o mal, o “homem pássaro” sempre se depara com batalhas e guerras tanto contra os portugueses no início da história, quanto em 1825 na luta contra a escravidão, 1968 como guerrilheiro durante a Ditadura Militar e em 2096 em um Brasil onde a guerra gira em torno da escassez de água, um artigo caro e controlado por elites.



A história do filme tenta nos mostrar que não se deve desistir e que conhecer de onde viemos e como chegamos aqui é muito importante. E esse conhecimento, às vezes, não nos é mostrado através do que normalmente lemos no livros didáticos com pessoas da elite sempre saindo em sua maioria como grandes heróis, mas mostrando o lado dos que sempre sofreram como índios, negros, pobres e pessoas carentes que lutam todos os dias para sobreviver contra um sistema controlador.

Esse filme também serve de exemplo para provar para as pessoas que estão entrando no mundo da animação que é possível fazer um trabalho com boa qualidade dentro do mercado nacional. E com o sucesso de "Uma História de Amor e Fúria" portas podem ser abertas e outros trabalhos podem surgir, então é bom ficarmos de olho!

A gente te deixa com o trailer desta animação que é para sentires um gostinho do trabalho, mas se quiseres assistir o filme completo é só clicar aqui.





Olga Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário