sábado, 24 de agosto de 2013

Viva os cachos!

Seja com a raiz lisa ou totalmente no estilo afro os cachos voltaram, literalmente, a fazer a cabeça de muitas mulheres por ai. Depois de reinarem absolutos por muito tempo, o alisamento e a chapinha perderam espaço para tratamentos que valorizam a natureza cacheada das madeixas e deixaram de ser a única opção pra quem não sabia lidar corretamente com a rebeldia dos seus cabelos. 


Fotografia: Internet


Por muito tempo, os cabelos cacheados, foram considerados “cabelo ruim”. Eram difíceis de domar, a não ser se vivessem presos e enlamados por creme, poucas assumiam sua identidade cacheada sem ligar pros apelidos bestas e preconceituosos (cabeça de vassoura, cabelo de bombril, e por aí vai). Enquanto isso, outras se escondiam atrás de químicas fortes e agressivas achando que era mais prático e bonito ou só porque todo mundo usava, e acabavam danificando ainda mais os fios, além de deixá-los retos e sem vida, evidenciando o aspecto artificial, maltratado e quebradiço. 


Contudo, o movimento pela aceitação dos cachos vem ganhando força a cada dia. E um dos responsáveis são os blogs que tratam exclusivamente sobre o assunto ensinando técnicas específicas para o cuidado, indicando quais os produtos mais adequados para deixar os fios mais bonitos e reunindo em um mesmo espaço garotas que discutem mais do que dicas de beleza, falam de auto-estima, liberdade e aceitação. 

Fotografia: Internet.

Um dos blogs mais famosos é o da Rayza Nicácio. Ela, assim como a maioria de suas leitoras, já foi escrava da escova e chapinha por acreditar que essa era a maneira mais fácil de se sentir bonita e aceita em um mundo de cabelos lisos e bonitinhos. Mas desde 2009 ela vem mudando a vida de inúmeras garotas através que vídeos tutoriais que mostram a maneira certa de tratar dos fios enrolados. Como esse:  



Essa tendência mostra, que mais do que assumir os cachos essas garotas estão se admirando, estão mostrando para si mesmas o quanto podem ser bonitas sem precisar serem reféns da escova e chapinha ou se importar com a opinião alheia. A medida que o cabelo crescia elas reconstruíam sua auto-estima, e agora os cachos fazem parte de quem elas são, se tornaram características marcantes de suas personalidades. 



Enxergar a beleza dos próprios cachos, mudou a vida de muitas garotas. Afinal, não há satisfação maior do que se olhar no espelho, amar sem medo o que ele reflete e se encontrar verdadeiramente ali. Então: Viva os cachos! Viva a pluralidade da beleza feminina! Viva a liberdade de amar quem você é!

Laura Quaresma

Nenhum comentário:

Postar um comentário