terça-feira, 20 de agosto de 2013

Shojo, Shôjo ou Shoujo

O universo otaku é bastante segmentado, existem histórias para vários públicos e faixas etárias. E é sobre uma categoria específica que vou falar hoje: O Shojo, Shôjo ou Shoujo (o que eu normalmente uso e usarei durante a matéria).

O termo vem do japonês 少女, que significa menina. O estilo shoujo é voltado para garotas entre 10 e 18 anos, uma fase onde a maioria das garotas brasileiras procura coisas diferentes para ler depois de sair da infância, onde provavelmente foi cercada por gibis da “Turma da Mônica”. E acabam encontrando no estilo shoujo um mundo que se encaixa mais aos acontecimentos dessa etapa da vida, pois o estilo conta com romances, comédias românticas e dramas psicológicos, certamente tudo o que uma menina desta idade está passando. Mas também é possível encontrar histórias com conteúdo adulto, histórico, terror ou ficção científica.

Se você ainda não conhecia esse estilo e quer entrar nesse universo, aí vão algumas indicações:

A Rosa de Versalhes (Berasayu no Bara)


Esse anime é um grande clássico de Ryoko Ikedado e foi criado no final da década de 70, e se tornou uma grande referência para autores e praticantes do Mangá. Ele conta a história de Oscar François de Jarjayes, uma garota educada como um homem para se tornar sucessora de seu pai. Pois na verdade ele esperava que seu primogênito fosse um homem e não uma bela menina de cabelos loiros. A história se passa durante o séc. XVIII na França, durante os primeiros momentos que viriam a acarretar na famosa Revolução Francesa, até o seu estopim. A personagem principal chega a interagir com Maria Antonieta, Conde Axei Von Fersen e André Grandier. 

O anime é uma verdadeira aula de história, fiquei completamente encantada com o quanto a autora pesquisou e procurou se manter fiel a esse fato político tão importante do Ocidente.


Colégio Ouran Host Club


Este é um dos maiores clássicos do universo shoujo. Na história, Haruhi Fujioka é uma estudante com bolsa de estudos no Colégio Ouran, onde só a elite tem que condições de pagar a mensalidade, ela não tem dinheiro para pagar o uniforme caríssimo e se veste de qualquer jeito, sendo até confundida com um menino. Em um certa confusão envolvendo um jarro caríssimo, ela conhece os integrantes do Ouran Host Club, que no início também pensam que ela era um menino, mas depois que descobrem que ela é uma garota a ajudam a manter a farsa.

No ínicio achei o anime chato, por tanta “frescura de gente rica” sendo lançadas por todo lado pelos meninos que fazem parte do Host Club, em especial do líder Tamaki Suoh. Até eu perceber que as mesmas expressões de “ninguém merece” que eu lançava enquanto assistia, eram as mesmas da personagem principal. Então passei a prestar atenção nela e me envolvi muito com a história. Valeu à pena e no fim me peguei rindo de tanta “frescura”.


Kaichou wa Maid-sama!


Anime de 2010, conta a história de Misaki Ayuzawa, a primeira presidente do conselho estudantil de um colégio, que durante muito tempo era só de garotos. Com um grande sentimento de proteger as poucas garotas do colégio, aliada à sua enorme raiva por homens, ela coloca o terror nos garotos da escola sendo conhecida como “Presidente Demoníaca”. Mas Misaki guarda o segredo de trabalhar em um Maid Café¹, devido a problemas financeiros. E se os garotos soubessem de seu emprego, isso arruinaria sua imagem. Porém, seu segredo é ameaçado quando Takumi Usui (<3), o garoto mais popular do colégio, descobre sobre sua vida dupla.

Eu conheci essa história pelo mangá e particularmente, tenho a mania de não assistir os animes dos mangás que estou lendo, pois eles mudam algumas coisas, o que me deixa com raiva. Porém, fui obrigada a assistir a versão em anime, porque me privaram da continuação em mangá (indireta para uma amiga). Então, como estava perdidamente apaixonada pela história e por este personagem chamado Takumi Usui, superei minha mania. Vale muito à pena assistir. Tem romance, comédia e um menino extremamente apaixonante. Tudo que uma garota gosta.

¹uma cafeteria onde as garçonetes se vestem de maids (empregadas) e tratam seus clientes como seus patrões


Skip Beat


Criada em 2008, essa comédia romântica conta a história de Kyoko Mogami, uma garota  de 16 anos que descobre que seu amigo de infância Sho Fuwa, está usando-a como empregada enquanto ele realiza seu sonho de ser cantor. Kyoko jura se vingar e entrar no “show business” através da agência L.M.E, a agência do inimigo de carreira de Kyoko, o ator Ren Tsuruga.

Eu não assisti o anime, até agora só assisti o live action² taiwanês lançado em 2012, que todo mundo que viu a versão live e já havia visto o anime jurou ser muito fiel a versão em anime, até mesmo com a adaptação de alguns efeitos, para ficar uma coisa meio fantasiosa como seria nos desenhos. A história é divertida e a personagem feminina é hilária e louca, o que eu adoro. Eu sou muito fã do ator que fez o Ren Tsuruga no live action, e minhas amigas disseram que ele caiu tão bem no papel, que parece que o personagem animado foi baseado nele, então estou com muito vontade ver o anime para confirmar. *risos*

²é um termo utilizado no cinema, teatro e televisão para definir os trabalhos que são realizados por atores reais, de carne e osso, de alguma animação.

E aí? Já conhecias algum? Se tiveres alguma outra dica é só comentar!


Olga Santos

Um comentário:

  1. Amei as indicações! Delas eu só conhecia Ouran!*-*
    Sempre fui fã de mangás Shojo e de indicações eu daria três: Meru Puri, Nana e Fruits Basket. São antigos mas marcaram minha vida de uma forma eterna e linda.

    ResponderExcluir